Biografia curta

Biografia curta

Há mais de quatro décadas, Stephan Kurmann é um dos baixistas mais conhecidos da Suíça, parte integrante do cenário do jazz na Europa e, há duas décadas, também em seu segundo lar e atual local de residência principal, o Brasil.
Ele nasceu em 29 de abril de 1958 na Basiléia. Ele acompanhou muitas lendas do jazz, como Chet Baker, Mal Waldron, Harold Mabern, Lee Konitz, Steve Grossman, tocou e fez turnês com formações internacionais pela Europa, Brasil, Ásia, Austrália, EUA, África do Sul, Madagascar em clubes e festivais. Em 1987, ele fundou o “Stephan Kurmann Strings” com Andy Scherrer no saxofone, Doug Hammond (mais tarde Makaya Ntshoko e Julio Barreto) na bateria e um quarteto de cordas. Essa formação tem se expandido continuamente ao longo de quase 30 anos e criou 5 CDs. Nesse contexto, Stephan Kurmann também inventou um captador para instrumentos de corda, o “Kurmann Soundpost”.
Sua versatilidade como parceiro está documentada em muitos CDs, entre outros com Dado Moroni, Adrian Mears, William Evans, Mark Soskin, Jorge Rossy, Gabriele Mirabassi, Ralph Moore, Gary Smulyan, Joe Magnarelli, Mark Sherman. Incluindo vários CDs com músicos brasileiros, como Aliéksey Vianna, Cléber Alves, Fabio Gouvêa, Magno Alexandre, produzidos na Suíça e no Brasil.
Em 1994, ele fundou o “bird’s eye jazz club” e foi diretor artístico até a aposentadoria involuntario em 2022.