Biografia curta

Biografia curta

Há mais de quatro décadas, Stephan Kurmann é um dos baixistas mais conhecidos da Suíça, parte integrante do cenário do jazz na Europa e, há duas décadas, também em seu segundo lar e atual local de residência principal, o Brasil.
Ele nasceu em 29 de abril de 1958 na Basiléia. Ele acompanhou muitas lendas do jazz, como Chet Baker, Mal Waldron, Lee Konitz, Steve Grossman, tocou e fez turnês com formações internacionais pela Europa, Brasil, Ásia, Austrália, EUA, África do Sul, Madagascar em clubes e festivais. Em 1987, ele fundou o “Stephan Kurmann Strings” com Andy Scherrer no saxofone, Doug Hammond (mais tarde Makaya Ntshoko e Julio Barreto) na bateria e um quarteto de cordas. Essa formação tem se expandido continuamente ao longo de quase 30 anos e criou 5 CDs. Nesse contexto, Stephan Kurmann também inventou um captador para instrumentos de corda, o “Kurmann Soundpost”.
Sua versatilidade como parceiro está documentada em muitos CDs, entre outros com Dado Moroni, Adrian Mears, William Evans, Mark Soskin, Jorge Rossy, Gabriele Mirabassi, Ralph Moore e Gary Smulyan. Incluindo vários CDs com músicos brasileiros, como Aliéksey Vianna, Cléber Alves, Fabio Gouvêa, Magno Alexandre, produzidos na Suíça e no Brasil.
Em 1994, ele fundou o “bird’s eye jazz club” e foi diretor artístico até 2022.